Project Description
Projeto Prato Certo – Associação In Loco
Prato Certo é um projeto inovador, cofinanciado pela Estrutura Missão Portugal Inovação Social tendo como investidores sociais 13 Municípios do Algarve (Lagoa, Loulé, Portimão, Castro Marim, Faro, Tavira, Alcoutim, Aljezur, Lagos, Monchique, São Brás de Alportel, Silves e Vila do Bispo), Garrido Lda., Haroldo Sousa Unip Lda, Nutrimeio, Lda e Susana Belchior.
O projeto faz parte de uma estratégia de empoderamento alimentar que acredita na capacidade das pessoas e das comunidades realizarem escolhas alimentares informadas no seu quotidiano, reduzindo a insegurança alimentar e contribuindo para o direito universal a uma alimentação adequada.
Para tal, o “Prato Certo” conta com uma parceria de suporte e uma equipa multidisciplinar que anima e implementa um vasto programa de educação alimentar em torno de um conceito muito simples: A alimentação pode (e deve) ser saborosa, saudável, económica e sustentável, tendo como base os princípios do estilo de vida mediterrânico.
A metodologia assenta na capacitação dos intervenientes para fazerem as suas próprias escolhas alimentares e de estilo de vida, pelo que as atividades são sempre práticas e demonstrativas.
Sendo fundamental mudar de paradigma, a alteração subjacente de comportamentos e atitudes alimentares implica uma aposta forte na comunicação, que não só é dirigida à comunidade em geral, como é adaptada às especificidades dos grupos mais vulneráveis: jovens, seniores, grupos com baixa literacia alimentar ou beneficiários de programas de ajuda alimentar, bem como os cuidadores e facilitadores que com estes grupos trabalham.
A alimentação é encarada como um facto social total, pelo que são mobilizadas de forma integrada e sistémica todas as suas dimensões (produção e consumo sazonal e de proximidade, identidade cultural e paisagens alimentares, desperdício alimentar e sustentabilidade, sistemas alimentares territoriais, entre outros).